Palestra Endomarketing: indo além da comunicação com os funcionários
Post para matéria de Webjornalismo, referente ao 5º post pedido.
Na última quinta-feira assisti à palestra “Endomarketing: indo além da comunicação com os funcionários” ministrada pelo consultor Flávio Tófani , criador do projeto Tio Flávio Cultural, uma agenda mensal de palestras gratuitas desenvolvidas com intuito de promover a troca de experiências profissionais, disseminando novas culturas de relacionamento profissional e, ainda, propiciando o desenvolvimento de novas posturas profissionais.
O assunto principal trata-se da diferenciação do Endomarketing da comunicação interna das empresas, expressões muitas vezes usadas como semelhantes por empresários. Na comunicação interna de uma empresa existe passividade em reação ao funcionário x comunicação, colocando os mesmos apenas como receptores do processo. Já o endomarketing procura colocar o funcionário em uma posição de opinião e execução, possibilitando assim a interação do mesmo nos processos de criação e opinião. “É importante entender os pontos de vistas da empresa e através deles criar um próprio” conclui Flávio.
Ao aplicar os 4P's no processo de endomarketing da empresa, permite-se que o Produto se torne a empresa e seus bens culturais, o líder de cada setor passa a representar a Praça. O Preço a ser estabelecido pela empresa é o salário e os benefícios oferecidos ao colaborador, “quanto mais intelectual, menos o funcionário será afetado pelo salário”. A parte que se assimila à Comunicação Interna é a Promoção que torna-se assim papel importante na comunicação da empresa com seus clientes ou funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário